top of page
Foto do escritorRogéria Taragano

Obesidade: do metabólico ao psicológico

A pandemia de Covid-19 trouxe inúmeros impactos à nossa sociedade. Além dos adoecimentos e das perdas, o cenário também favoreceu a potencialização de uma série de outros problemas de saúde latentes. A obesidade foi um deles.


A soma do medo da exposição à Covid-19 com um estilo de vida totalmente alterado, com indivíduos reclusos em suas casas, foi fundamental para que os números da obesidade apresentassem crescimento como nunca visto em um período tão curto de tempo. Uma condição que já vinha ganhando força há alguns anos, tornou-se muito mais evidente nas pesquisas e estudos, que constataram que aproximadamente 63% da população brasileira apresentou ganho de peso desde o início da crise sanitária que vivemos, de acordo com estudo feito para a Revista Veja São Paulo.


A obesidade tem suas raízes em processos metabólicos e fisiológicos do nosso organismo, mas também passa por fatores ambientais e sistemas psicológicos com grande poder de intensificar o quadro. Sobretudo durante a pandemia, fatores externos têm tido papel importante no surgimento ou consolidação desses gatilhos mentais que favorecem o ganho de peso.


Por esse motivo, o tratamento para indivíduos obesos deve ser feito a partir de uma equipe multidisciplinar, incluindo o psicólogo. Esse último pode auxiliar profundamente em processos cognitivos e emocionais que têm impacto em um comer exagerado. Por exemplo, um acompanhamento psicoterápico pode auxiliar o indivíduo a diferenciar a fome física da fome emocional, ajudá-lo a identificar gatilhos emocionais que geram compulsões alimentares, motivá-lo a encarar as dificuldades existentes e seguir em um processo gradativo e sustentável de mudança de hábito.


A obesidade é uma condição que abre portas para uma série de outros problemas de saúde. Portanto, está mais do que na hora de olharmos para ela como tal e darmos a atenção necessária para que seu combate seja feito de forma integral, envolvendo todas as intervenções profissionais necessárias e promovendo, dessa maneira, o bem-estar daqueles que buscam por ajuda. Ficou interessado por esse tema? No link você encontra uma matéria completa da Veja SP, na qual tive o prazer de participar recentemente. Nela você vai ver um panorama bem completo sobre a obesidade e seus desdobramentos, sobretudo durante o período de pandemia.


8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page