top of page
Foto do escritorRogéria Taragano

Live Sobre Distorção da Imagem Corporal


No dia 31 de maio tive a satisfação de ser convidada pela fisioterapeuta Bianca Thurm para bater um papo sobre a Distorção de Imagem Corporal (DIC), ao lado da nutricionista Carol Costa.


Esse tema é muito importante e marcou o início da Conscientização Mundial dos Transtornos Alimentares organizado pela Astral Br, cuja missão é expandir e difundir o conhecimento sobre o tópico.


Sintomas relativos à distorção da imagem corporal tendem a ser mais frequentemente percebidos em pessoas com Transtornos Alimentares (TA) e também no Transtorno Dismórfico Corporal (TDC). Nos TA a pessoa pode se perceber maior e/ou mais pesada do que realmente está e isso afetará a maneira como se alimenta e se relaciona com a comida.


No TDC ela foca grande atenção em pequenas características corporais, “percebidas por ela como defeitos” e isso faz com que ela invista muitos recursos pessoais, financeiros e de energia mental, tentando “consertar” ou camuflar aquele aspecto. Tudo isso pode gerar relevante sofrimento emocional e impactos no funcionamento em geral.


Na reabilitação da DIC, o tratamento precisa ser integrado, acompanhando as melhoras psicológicas e físicas. Assim, um trabalho multidisciplinar, envolvendo fisioterapeuta, médico psiquiatra, psicólogo e nutricionista são especializações necessárias para uma boa evolução do quadro.

Cada vez mais é essencial discutir e trazer essa gama de assuntos à tona! Pois, assim, poderemos levar mais informações para quem precisa.


15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page